top of page

Nota da comissão avaliativa - avaliações da temática I



O Programa Geração Consciente publica a presente nota a fim de sanar dúvidas sobre o sistema de avaliações das temáticas do Programa.


1. Contextualização


  • Desde o início, todas as informações sobre o Programa foram disponibilizadas no site e enviadas por Whatsapp e e-mail. A equipe Geração Consciente também esteve disponível para dúvidas por e-mail e Whatsapp;


  • É compreensível, ainda assim, que muitas escolas tenham encontrado dificuldade para acessar as informações e para se comunicar com a equipe;


  • Essas dificuldades tiveram impacto sobre a execução do Projeto, tanto que 39% das escolas inscritas não entregaram o desafio I – e muitas outras tiveram dificuldade para compreender o desafio;


  • Entre as escolas que entregaram, apenas 30% o fizeram adequadamente – com envio dos dois documentos (plano de ações + relatório de atividades corretamente executados e preenchidos). Ou seja, 70% das escolas que entregaram o desafio I não o fizeram conforme solicitado;


  • Considerando isso, a equipe decidiu aceitar relatórios e planos de ações que não cumpriram integralmente o solicitado – do contrário, apenas uma parcela muito pequena de escolas conseguiria pontuar;


  • Entendemos que aqueles que participaram e cumpriram os requisitos devem ser reconhecidos, mas, assim como em sala de aula, o objetivo maior – acima da competição – é que todos participem e se desenvolvam de acordo com suas habilidades e no seu tempo;


  • As escolas que entregaram parcialmente ou não entregaram de acordo com o que foi solicitado não tiveram a pontuação zerada, mas foram avaliadas de acordo com o que entregaram.


Encaminhamentos

  • Entendemos que, agora mais habituadas, as escolas precisam seguir todas as instruções para entrega das atividades. A partir da temática II, escolas que entregarem os relatórios fora do padrão, terão 20 pontos descontados do item “avaliação do desafio”.

  • Visando aprimorar nosso trabalho juntos(as), a comprovação das atividades na temática II será realizada por meio de um modelo de relatório mais completo – ele já está disponível na área do participante!

2. Funcionamento da pontuação


  • A cada temática, cada escola participante pode computar até 400 pontos;

  • Além disso, as cinco escolas com melhor avaliação no desafio ganham pontuação extra:

1º Lugar: 25 pontos

2º lugar: 20 pontos

3º lugar: 15 pontos

4º lugar: 10 pontos

5º lugar: 5 pontos


· Dessa forma, a pontuação é aplicada conforme abaixo:

Item

Pontuação

Condição para receber a pontuação

Participação de pelo menos um(a) professor(a) na formação ao vivo

100 pontos

Participar e registrar presença na formação

Realização de Oficina 1

50 pontos

Descritivo ou foto da intervenção no relatório

Realização de Oficina 2

50 pontos

Descritivo ou foto da intervenção no relatório

Realização de Oficina 3

50 pontos

Descritivo ou foto da intervenção no relatório

Entrega do desafio

50 pontos

Entregar o relatório da atividade

Avaliação do desafio

Até 100 pontos

Conforme avaliação dos avaliadores, a partir dos critérios pré-estabelecidos

Total da pontuação:

400 pontos

-

Pontuação extra:

até + 5, 10, 15, 20 ou 25 pontos

Ficar entre as cinco melhores escolas no item “avaliação do desafio”


  • Em cada temática, a avaliação dos cinco primeiros itens (participação na formação; realização da oficina 1, da oficina 2 e da oficina 3; e entrega do desafio) é realizada a partir do relatório de atividades. Nesses casos, a nota da atividade não varia, ou seja, a escola recebe a totalidade da pontuação se realizou o item em questão – e zera, se não realizou.


  • Somente a avaliação do penúltimo item (avaliação do desafio) pode variar, pois é realizada a partir de dez critérios pré-estabelecidos. Neste ponto, cabe uma errata.


2.1 Errata – avaliação dos desafios


  • As avaliações dos desafios são realizadas pela comissão avaliativa do Geração Consciente, formada por um grupo de oito profissionais das áreas da educação, da saúde e da comunicação ligados à gestão do Projeto.

  • O grupo de avaliadores é dividido em pares e cada membro da dupla avalia, individualmente, o seu grupo de escolas. A partir da avaliação dos pares, é realizada uma média das avaliações. Nos casos em que há discrepância maior do que 20 pontos entre as notas das(os) avaliadoras(es), os materiais são avaliados por um(a) terceiro(a) avaliador(a).


  • Os critérios usados para avaliação são:



Importante: um documento informativo sobre o funcionamento geral da pontuação, incluindo o quadro acima, foi divulgado no lançamento do programa e está disponível na área do participante. Clique aqui para acessar.


  • Após a avaliação dos pares, as cinco escolas com maior pontuação de cada avaliador passam por nova avaliação, para definição das cinco escolas que receberão a pontuação extra.

  • Após a finalização das avaliações, houve um erro da nossa equipe: ao invés de divulgar o resultado da média das avaliações, divulgamos o resultado de acordo com outro critério, que fora inicialmente adotado pelo Programa, mas que foi ABOLIDO antes do lançamento do regulamento e do sistema de avaliações.

  • O critério consistia em conferir, de forma integral, 100 pontos às escolas que fizeram 60 pontos ou mais na avaliação do desafio – e não conferir 100 pontos, ou seja, zerar, a avaliação das escolas que tiveram menos de 60 pontos na avaliação do desafio.


  • Entendemos que esse critério prejudicaria as escolas que fizeram, por exemplo, bem mais do que 60 pontos, pois teriam sua nota nivelada para baixo, entre outros problemas desse sistema. Por isso, o critério havia sido anulado antes do lançamento do Programa.

  • Por equívoco da equipe, o sistema foi aplicado na divulgação dos resultados, mas não interferiu no ranking final, incluindo a pontuação extra, uma vez que as escolas foram de fato avaliadas pela média de dois avaliadores.


  • Assim, as cinco escolas mais bem pontuadas seguem as mesmas, visto que não houve erro na soma ou na avaliação. A vantagem é que, agora, as escolas terão acesso à sua avaliação no desafio, em que as notas irão variar de 0 até 100 pontos e se verá com clareza o ranking – a diferença em pontos decimais – entre as escolas.


Encaminhamentos

  • A equipe está organizando a divulgação das planilhas corretas. Uma NOVA LISTA DE PONTUAÇÃO DAS ESCOLAS será divulgada até terça-feira (16), no site do Programa.

  • Por transparência, a lista atual continuará por mais SETE DIAS no site, para que as escolas possam comparar as pontuações e constatar que a diferença diz respeito apenas à apresentação de entrega e avaliação do desafio das escolas – e que não modifica o ranking final.


Pedimos desculpas pelo ocorrido e esperamos que possamos seguir construindo um belo caminho de compaixão, atenção e cuidado uns com os outros, para o desenvolvimento e o fortalecimento das comunidades escolares.


Assim como em todas as etapas do Programa, a equipe se coloca à inteira disposição para dúvidas específicas. Se este é o caso da sua escola, por favor, encaminhe a sua dúvida por e-mail, exclusivamente, até às 18h de 18/08/2022. Os e-mails serão respondidos em prazo de até três dias úteis, por ordem de recebimento.


Abraço,

Equipe Geração Consciente.


Nota da comissão avaliativa
.pdf
Download PDF • 499KB

bottom of page