
O programa
O QUE É?
O Programa Geração Consciente é uma inciativa da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Secretaria Estadual de Educação, Programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
Trata-se de um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, que visa promover uma série de atividades durante o ano letivo.
Por meio de ações de informação e educação em saúde, o Geração Consciente aposta no diálogo e na reflexão crítica para gerar consciência sobre alguns dos principais desafios que os(as) adolescentes vivenciam. Conheça as temáticas aqui.



OBJETIVOS:
O Geração Consciente busca promover a saúde integral das(os) adolescentes por meio de ações de informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.
São, ainda, objetivos do programa:
-
Desenvolver competências de cuidado individual e coletivo com a saúde mental e emocional na comunidade escolar;
-
Debater com adolescentes temas que os tornem protagonistas de suas vidas e das comunidades onde vivem;
-
Dar suporte para que educadores e professores da rede pública tenham meios hábeis para trabalhar os temas no currículo escolar - potencializando o ganho de escala do projeto;
-
Fortalecer a relação das unidades de saúde com as escolas, potencializando a atuação de cuidado e acesso dos adolescentes;
-
Promover o engajamento e a participação social dos adolescentes para agirem como agentes de transformação dos territórios onde vivem;
-
Mediar e facilitar o retorno dos adolescentes à escola fortalecendo-a como espaço de promoção de saúde e pertencimento.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA:




EMOÇÕES E SENTIMENTOS
desenvolve familiaridade com o mundo interno das emoções, pensamentos e sentimentos; estratégias de manejo das emoções; noções básicas sobre saúde mental e autocuidado.
-
O programa é composto por 7 temáticas;
-
Cada temática poderá ser trabalhada ao longo de 30 dias;
-
Para cada temática:
A) Os professores recebem uma formação de 2h;
B) A escola tem acesso à uma cartilha com metodologias ativas que permitem trabalhar o tema do mês em sala de aula de forma lúdica e reflexiva;
C) A escola recebe um desafio (concurso cultural) para ser realizado ao longo do mês. (Exemplo: para a temática de saúde sexual e reprodutiva a escola poderá ser desafiada a elaborar uma reportagem em vídeo na unidade de saúde sobre os recursos disponíveis para os adolescentes neste serviço).
-
Para cada atividade realizada, a escola recebe pontos;
-
As 50 escolas com maior pontuação participarão de um programa de auditório, com jogos e debates sobre as temáticas abordadas ao longo do programa;
-
Ao final do ano, as 5 escolas com maior pontuação no jogo receberão prêmios destinados aos alunos e professores. Conheça a premiação.
Quais escolas podem participar do Programa:
Escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios prioritários do Programa. Confira aqui.



Temáticas abordadas:
As temáticas do Programa são divididas em 4 grandes eixos estratégicos:
EIXOS TEMÁTICOS
DESCRIÇÃO
Aprendizagem socioemocional
Como temática norteadora e transversal a todo o projeto, a aprendizagem socioemocional desenvolve habilidades como a identificação e o manejo das emoções, autorregulação, autocompaixão, habilidades de relacionamento e práticas de autocuidado com a saúde mental diversas.
Identidade e autonomia
Desenvolve consciência crítica sobre temáticas sociais como gênero, sexualidade, raça e etnia, estigma e discriminação e violências. Oferece ferramentas para fortalecer o senso de agência dos adolescentes.
Gerenciamento de riscos
Informa sobre saúde sexual e reprodutiva e o uso abusivo de álcool e outras drogas e desenvolve autonomia na prevenção e no gerenciamento de riscos na adolescência.
Perspectivas futuras
Trabalha o desenvolvimento de perspectivas positivas de futuro, a identificação de desafios e a elaboração de planejamentos realistas para o enfrentamento das dificuldades e para o avanço na direção de novos horizontes e sentidos de vida.
Estes quatro eixos se desdobram em sete temáticas:







Emoções e sentimentos: desenvolve familiaridade com o mundo interno das emoções, pensamentos e sentimentos; estratégias de manejo das emoções; noções básicas sobre saúde mental e autocuidado.
Identidade: discute o processo de construção de identidade observando a história de vida e a inserção dos sujeitos no coletivo, contemplando os desafios de viver a adolescência nos dias de hoje.
Gênero e sexualidade: desenvolve consciência crítica sobre papéis de gênero (masculinidade e feminilidade), desigualdade de gênero e informa sobre diversidade sexual e de gênero.
Estigma, discriminação e violência: discute criticamente diferentes formas de desigualdade, discriminação e privilégio, as violências decorrentes disso e trabalha a temática do bullying.
Saúde sexual e reprodutiva: informa sobre saúde na vivência da sexualidade, gravidez, HIV e outras ISTs e educa para a sua prevenção na perspectiva de gerenciamento de riscos.
Uso abusivo de álcool e outras drogas: informa sobre fatores de risco e proteção no uso de álcool e outras drogas e desenvolve autonomia no gerenciamento de riscos e na redução de danos relacionados ao uso.
Sonhando alto: estimula a reflexão sobre sentidos de vida, desejos e sonhos para o futuro e oferece ferramentas para a criação de projetos e planejamentos de vida realistas.
As ações de educação em saúde consistirão em metodologias ativas concentradas nas 7 temáticas trabalhadas a partir de um conjunto de ferramentas ofertadas para os educadores. Os eixos temáticos do projeto se desmembram nas 7 temáticas e nos temas específicos de oficinas conforme descrito abaixo:



EIXOS
TEMÁTICOS
E OFICINAS
