O programa

 

O QUE É?

O Programa Geração Consciente é uma inciativa da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas para  Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Secretaria Estadual de Educação, Programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

 

Trata-se de um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, que visa promover uma série de atividades durante o ano letivo. 

Por meio de ações de informação e educação em saúde, o Geração Consciente aposta no diálogo e na reflexão crítica para gerar consciência sobre alguns dos principais desafios que os(as) adolescentes vivenciam. Conheça as temáticas aqui. 

Ativo 8.png
Ativo 9.png
Ativo 9.png
 

OBJETIVOS:

 

O Geração Consciente busca promover a saúde integral das(os) adolescentes por meio de ações de informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.

 

São, ainda, objetivos do programa: 

  • Desenvolver competências de cuidado individual e coletivo com a saúde mental e emocional na comunidade escolar;

  • Debater com adolescentes temas que os tornem protagonistas de suas vidas e das comunidades onde vivem;

  • Dar suporte para que educadores e professores da rede pública tenham meios hábeis para trabalhar os temas no currículo escolar - potencializando o ganho de escala do projeto;

  • Fortalecer a relação das unidades de saúde com as escolas, potencializando a atuação de cuidado e acesso dos adolescentes;

  • Promover o engajamento e a participação social dos adolescentes para agirem como agentes de transformação dos territórios onde vivem;

  • Mediar e facilitar o retorno dos adolescentes à escola fortalecendo-a como espaço de promoção de saúde e pertencimento.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA:

Ativo 9.png
Ativo 9.png
Ativo 10.png
 
Ativo 1.png

EMOÇÕES E SENTIMENTOS

desenvolve familiaridade com o mundo interno das emoções, pensamentos e sentimentos; estratégias de manejo das emoções; noções básicas sobre saúde mental e autocuidado.  

  • O programa é composto por 7 temáticas;

  • Cada temática poderá ser trabalhada ao longo de 30 dias;

  • Para cada temática:

A) Os professores recebem uma formação de 2h;

B) A escola tem acesso à uma cartilha com metodologias ativas que permitem trabalhar o tema do mês em sala de aula de forma lúdica e reflexiva;

C) A escola recebe um desafio (concurso cultural) para ser realizado ao longo do mês. (Exemplo: para a temática de saúde sexual e reprodutiva a escola poderá ser desafiada a elaborar uma reportagem em vídeo na unidade de saúde sobre os recursos disponíveis para os adolescentes neste serviço).

  • Para cada atividade realizada, a escola recebe pontos;

  • As 50 escolas com maior pontuação participarão de um programa de auditório, com jogos e debates sobre as temáticas abordadas ao longo do programa;

  • Ao final do ano, as 5 escolas com maior pontuação no jogo receberão prêmios destinados aos alunos e professores. Conheça a premiação.

Quais escolas podem participar do Programa:

Escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios prioritários do Programa. Confira aqui.

Ativo 10.png
Ativo 12.png
Ativo 11.png
 

Temáticas abordadas:

 

As temáticas do Programa são divididas em 4 grandes eixos estratégicos:

 

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO

Aprendizagem socioemocional

Como temática norteadora e transversal a todo o projeto, a aprendizagem socioemocional desenvolve habilidades como a identificação e o manejo das emoções, autorregulação, autocompaixão, habilidades de relacionamento e práticas de autocuidado com a saúde mental diversas. 

Identidade e autonomia

Desenvolve consciência crítica sobre temáticas sociais como gênero, sexualidade, raça e etnia, estigma e discriminação e violências. Oferece ferramentas para fortalecer o senso de agência dos adolescentes. 

Gerenciamento de riscos 

Informa sobre saúde sexual e reprodutiva e o uso abusivo de álcool e outras drogas e desenvolve autonomia na prevenção e no gerenciamento de riscos na adolescência. 

Perspectivas futuras 

Trabalha o desenvolvimento de perspectivas positivas de futuro, a identificação de desafios e a elaboração de planejamentos realistas para o enfrentamento das dificuldades e para o avanço na direção de novos horizontes e sentidos de vida. 

Estes quatro eixos se desdobram em sete temáticas:

Ativo 1.png
Ativo 2.png
Ativo 3.png
Ativo 4.png
Ativo 5.png
Ativo 6.png
Ativo 7.png

Emoções e sentimentos: desenvolve familiaridade com o mundo interno das emoções, pensamentos e sentimentos; estratégias de manejo das emoções; noções básicas sobre saúde mental e autocuidado.  

Identidade: discute o processo de construção de identidade observando a história de vida e a inserção dos sujeitos no coletivo, contemplando os desafios de viver a adolescência nos dias de hoje. 

Gênero e sexualidade: desenvolve consciência crítica sobre papéis de gênero (masculinidade e feminilidade), desigualdade de gênero e informa sobre diversidade sexual e de gênero. 

Estigma, discriminação e violência: discute criticamente diferentes formas de desigualdade, discriminação e privilégio, as violências decorrentes disso e trabalha a temática do bullying.  

Saúde sexual e reprodutiva: informa sobre saúde na vivência da sexualidade, gravidez, HIV e outras ISTs e educa para a sua prevenção na perspectiva de gerenciamento de riscos. 

Uso abusivo de álcool e outras drogas: informa sobre fatores de risco e proteção no uso de álcool e outras drogas e desenvolve autonomia no gerenciamento de riscos e na redução de danos relacionados ao uso. 

Sonhando alto: estimula a reflexão sobre sentidos de vida, desejos e sonhos para o futuro e oferece ferramentas para a criação de projetos e planejamentos de vida realistas. 

As ações de educação em saúde consistirão em metodologias ativas concentradas nas 7 temáticas trabalhadas a partir de um conjunto de ferramentas ofertadas para os educadores. Os eixos temáticos do projeto se desmembram nas 7 temáticas e nos temas específicos de oficinas conforme descrito abaixo: 

Ativo 10.png
Ativo 11.png
Captura de Tela 2022-05-11 às 09.45_edited.jpg

EIXOS

TEMÁTICOS

E OFICINAS

Grupo 17.png