Geração Consciente: SES/RS e Unesco lançam programa para saúde nas escolas

Iniciativa irá dialogar com 350 escolas e mais de 35 mil adolescentes do Rio Grande do Sul sobre temas de saúde, com vistas à prevenção das IST’S e HIV/AIDS.

Nesta quarta-feira (11), aconteceu o lançamento do Programa “Geração Consciente: o cuidado transforma”. De iniciativa do Governo Estadual do Rio Grande do Sul em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), o programa visa promover à saúde integral dos adolescentes por meio de ações que tratam sobre temas de saúde, com vistas à prevenção das IST’s e HIV/AIDS.


O programa consiste em um jogo cultural e educativo idealizado para as escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul e será executado nos 18 municípios selecionados do Programa RS Seguro e outros 3 municípios prioritários para o engajamento na aceleração à resposta da epidemia de HIV, totalizando 21 municípios. Ao todo, o programa deve alcançar 350 escolas e mais de 35 mil adolescentes, além do público jovem nas redes sociais.


Ao longo do ano serão realizadas atividades como concursos culturais e oficinas sobre temas como saúde sexual e reprodutiva e prevenção de IST, além de temas que influenciam a tomada de decisões sobre esses aspectos e a saúde de forma geral, como uso abusivo de álcool e outras drogas, estigma e discriminação, violência e bullying e planejamento de vida.


O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a forma, a linguagem e o método utilizados para as ações de comunicação e educação em saúde. “Quando lidamos com jovens em projetos de saúde e educação é preciso pensar em estratégias e metodologias para que eles se interessem pela proposta. Não podemos esperar que se envolvam se a linguagem usada não dialoga com o universo deles”, disse o governador.


Na ocasião, três dos 21 municípios realizaram a assinatura do termo de adesão ao programa: Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul. A secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, destacou o caráter abrangente do programa. "Esse programa promove uma formação para a vida para os adolescentes participantes. É fundamental criar espaços para a juventude realizar seus sonhos", disse.


A médica infectologista Maria Letícia Ikeda falou sobre a proposta de gameficação do programa e o alcance de comunicação e informação pelas redes socais. "A tecnologia de gameficação traz engajamento. Além dos alunos que serão impactados diretamente pelo programa, prevemos atingir indiretamente, por meio das redes sociais e do conteúdo de qualidade que levaremos à rede, mais de 200 mil jovens", disse.


Inscrições para o Geração Consciente: Os municípios poderão se inscrever de 11 a até 17 de maio e as escolas indicadas devem se cadastrar entre os dias 19 e 24 de maio.


Inscrições e mais informações podem ser realizadas no site do programa: www.geracaoconsciente.com.br


* Com informações do Governo do Estado.